EQUIPAS PROVÁVEIS


A Divisão de Honra do Campeonato Nacional tem a sua Final, que se disputará entre o GD Direito e a AEIS Técnico, no próximo sábado, 29 de Maio pelas 17h00, no Estádio Nacional do Centro Desportivo Nacional do Jamor. Esta Final será transmitida em directo pela Rugby Tv.

Qualquer das equipas possui pontapeadores com boa percentagem de eficácia como se pode deduzir das tabelas de melhores marcadores, sendo do Direito, no entanto, a vantagem de marcadores de ensaios.

De acordo com os resultados conseguidos durante a época, as duas equipas, pese o facto de, nos confrontos directos efectuados, o Técnico ter vencido os dois jogos, mostram-se com pontencial equilibrado — a capacidade competitiva de ambas as equipas está separada apenas por 2 pontos percentuais…
FINAL DIVISÃO DE HONRA
GD Direito x AEIS Técnico - RUGBY TV 1
Árbitro: P.M. Silva; Árbitros Assistentes: F. Serra, G. Temudo; 4º Arbitro: J. Moita, 5º Arbitro: B. Caldeira
Observador de Árbitros: N. Miranda Coelho
Comissário de Jogo FPR: P. Campos
29 de Maio - 17h00, Estádio Nacional
Critérios de desempate, Artigo 32.º do RGC
“(Competições a eliminar por Pontos de Jogo. Desempate)
- Apenas nas competições de Seniores e do Sub-Escalão Sénior e caso exista empate no final do tempo regulamentar do jogo, haverá lugar a um prolongamento de 20 (vinte) minutos, iniciado após 5 (cinco) minutos de recuperação e dividido em duas partes de 10 (dez) minutos, intervaladas de 5 (cinco) minutos. Nas demais categorias, o desempate é feito segundo os critérios estabelecidos no número seguinte.
- Se no final de um jogo – ou do seu prolongamento (nas competições Seniores e Sub-Escalão Sénior) – as duas equipas continuarem empatadas, o desempate far-se-á, pela ordem em que são apresentados, pela aplicação dos seguintes critérios:
- a) Maior número de ensaios marcados.
- b) Maior número de pontapés de transformação de ensaio convertidos.
- c) Maior número de pontapés de ressalto convertidos.
- d) Maior número de pontapés, colocados ou de ressalto, executados ao centro de uma das linhas de 22 metros, efetuados por séries sucessivas de 5 (cinco) jogadores de cada equipa, alternadamente. Se no final da 1ª série de pontapés, o empate se mantiver, serão escolhidos outros 5 (cinco) jogadores de cada equipa que, da mesma forma alternada, tentarão as conversões, considerando-se vencedora a primeira equipa que obtiver vantagem em séries sucessivas de 2 (dois) pontapés (um a cada equipa).
- Apenas os jogadores que estavam na área de jogo no final do mesmo podem participar nas tentativas de conversão.
- Antes do início do desempate, o árbitro sorteará, na presença de ambos os capitães, qual das equipas dará início aos pontapés aos postes
- No caso de eliminatórias a duas mãos, serão tidos em conta o somatório dos resultados dos dois jogos, aplicando-se, no final do segundo jogo, o disposto nos números anteriores.”