Chegou ao fim mais uma emocionante época de rugby nacional, marcada por jogos intensos em todos os escalões e divisões.
Neste artigo, analisamos ao detalhe a fase decisiva do Grupo do Título do TOP 12, que contou com o CF Belenenses (campeão nacional), GDS Cascais (vice-campeão), GD Direito, CR São Miguel, CDUL e SL Benfica.
Panorama Geral
A fase do Grupo do Título decorreu entre março e junho, ao longo de 10 jornadas, e revelou-se altamente competitiva. Eis os principais indicadores estatísticos da época:
- Destes, 47% tiveram origem em alinhamentos, e 21% em formações ordenadas
Indicadores Médios por Jogo:
- Formações ordenadas: 13,4

Tanto a nível ofensivo como defensivo, o destaque vai para o CF Belenenses, que terminou o campeonato com o maior número de pontos marcados (326) e o menor número de pontos sofridos (147), tendo também a maior média de posse de bola (56%).

Já o GDS Cascais destaca-se por ser a equipa com menos penalidades concedidas (115), com a maior percentagem de sucesso de formações ordenadas (92%), e com a maior média de tempo útil de jogo (34:40 minutos, superando os 33:09 minutos de média do campeonato).

O CDUL e o GD Direito sobressaíram-se na percentagem de sucesso em rucks, ambos com uma taxa de acerto de 96%.
Todos os dados apresentados foram disponibilizados pelo Departamento de Análise da FPR, e contribuem para uma visão aprofundada da performance das equipas nesta reta final da época 2024/2025.