PORTUGAL RUGBY - PORTUGAL - GEÓRGIA COM TMO E NA RTP2

MENU

PORTUGAL - GEÓRGIA COM TMO E NA RTP2

Março 05, 2021

Jogo, 15h00, no CAR RUGBY do CDN do JAMOR com transmissão directa na RTP2

A abertura portuguesa do Rugby Europe Championship da época 2021 e que contará como 1ª volta da qualificação para o Mundial 2023  — a primeira classificada, Europa 1, e a segunda classificada, Europa 2, apuram-se directamente enquanto que a equipa 3ª classifcada irá disputar a repescagem com países de outros continentes — far-se-á contra a campeoníssima Geórgia — 14 vezes, desde 2000, vencedora deste torneio — e terá como principal novidade a estreia do Television Match Official (TMO) nas competições da responsabilidade da Rugby Europe.

 

A outra novidade e que trará boas memórias aos adeptos mais antigos da modalidade diz respeito, resultante de protocolo assegurado pela FPR, à transmissão directa a realizar pela RTP2, protocolo que é extensível aos restantes jogos de Portugal que se realizem “em casa”.

 

A Geórgia, classificada no 12º lugar do ranking da World Rugby,  é, como aliás salienta o seleccionador nacional, Patrice Lagisquet, “uma equipa muito forte com excelentes jogadores”. Como comprovam os seus resultados do ano 2020 que, apesar das três derrotas com equipas do 6 Nações na Autumn Nations Cup, obteve uma Taxa de Sucesso de 63% com uma Quota de Pontos Marcados de 59% — Portugal com as duas vitórias sobre o Brasil a juntar aos 5 jogos do REC, conseguiu 57% de Taxa de Sucesso e 55% de Quota de Pontos Marcados.

 

Embora incapaz de ultrapassar a defesa quer da Inglaterra, quer de Gales, o ataque da Geórgia tem a qualidade suficiente para terminar a época com 30 ensaios marcados — Portugal marcou 19 ensaios — com uma média de 4 ensaios por jogo. No último encontro entre as duas equipas, disputado em Paris em Março passado, o resultado final foi de 39-24, favorável aos georgianos.

 

Para este jogo de abertura do Rugby Europe Championship, Lagisquet escalou o seguinte XV para representar Portugal:

1.Geoffrey Moise; 2 Mike Tadjer, 3. Diogo Hasse Ferreira; 4. Rafael Simões, 5. José Rebelo de Andrade; 6. João Granate, 7. José Madeira, 8. Luigi Dias; 9. Samuel Marques, 10. Jerónimo Portela; 11. Rodrigo Marta 12. Tomás Appleton (cap.), 13. José Lima, 14. Raffaele Storti, 15, Danny Antunes.


Fazem ainda parte dos 23 convocados:

16. David Costa, 17. Nuno Mascarenhas, 18. Thibault de Sousa, 19. Eric dos Santos, 20. Francisco de Sousa, 21. Théo Entraygues, 22. Jorge Abecassis, 23. Nuno Sousa Guedes.

 

Luigi Dias, jogador do US Dax Rugby que disputa a Nationale francesa, fará a sua estreia internacional e Samuel Marques, formação do PAU do TOP 14, que volta a representar a selecção nacional — tem 5 internacionalizações — e que, com a sua presença está, quer pela sua experiência quer pela sua capacidade como chutador aos postes, a criar elevadas expectativas para que a “rapidez e mobilidade” dos jogadores portugueses a que se refere Patrice Lagisquet, possa mostrar toda a sua eficácia.

O jogo, sem assistência nas bancadas, terá início às 15h00 de sábado sendo visível directamente no sinal aberto da RTP2   

notícias

Resultados dos JOGOS

2021-04-10

10 de Abril

Emirates Invitational Sevens

2021-04-09

Árbitro Paulo Duarte

Loja oficial

Federação Portuguesa de Rugby