PORTUGAL RUGBY - Entrevista ao Selecionador Nacional Patrice Lagisquet

MENU

Entrevista ao Selecionador Nacional Patrice Lagisquet

Outubro 21, 2020

"Temos todas as condições para sermos competitivos e terminar (...) no segundo lugar do grupo"

O Selecionador Nacional Patrice Lagisquet falou sobre o início da nova época e as suas expectativas para os próximos tempos da Seleção Nacional XV.

-Qual o balanço que faz destes dois primeiros estágios após a pandemia ?

 

O balanço geral é muito positivo ! No primeiro estágio que fizemos no início de Setembro, senti que os jogadores estavam todos extremamente contentes por estarem de volta, pelo simples facto de estarem juntos outra vez depois de tanto tempo. Apesar das restrições e constrangimentos impostos pela pandemia, estavam ainda mais motivados. Neste segundo estágio, decidimos propor horários de treino que fossem compatíveis com os estudos e as atividades profissionais dos jogadores, para que fosse possível contar com todos os disponíveis. Tendo em conta que vamos estar muitas vezes juntos daqui para a frente, é muito importante que saibamos preservar o tempo dos nossos atletas. Temos também novos jogadores que estão agora a ser chamados pela primeira vez à seleção, que estão a adaptar-se rapidamente ao nosso ambiente, o que nos dá uma motivação extra, não só a nós treinadores, como também aos restantes jogadores mais experientes. Em comparação com o ano passado, temos mais jogadores agora que podem ser selecionáveis. Para tal, decidimos antes deste segundo estágio ir ao Porto e a Coimbra falar com os clubes e observar mais atletas. Há muita qualidade.

 

- Sente a equipa motivada para os jogos internacionais que se avizinham ?

 

Sim, sem dúvida. Sentimos uma motivação enorme. Sempre que estamos com os jogadores, sentimos que o compromisso deles para com a seleção é cada vez maior. Os nossos jogadores estão com muita vontade de fazer as coisas bem, há muito entusiasmo na nossa equipa. Mesmo sabendo que alguns jogos internacionais podem vir a ser adiados, temos de nos adaptar e aprender a viver com a pandemia, e os jogadores sabem isso mais do que ninguém ! Para mim enquanto selecionador, é muito importante poder dizer aos jogadores que muitos deles vão ter a sua oportunidade de jogar pela seleção nacional, de darem o seu contributo, e assim mostrarem as suas qualidades.

 

- Tem acompanhado o nosso campeonato nacional ? O que está a achar até agora ?

 

Sim sim. Assisti a bastantes jogos na Rugby TV e a partir de vídeos também. Na semana passada fomos ver os treinos do CDUP e da Académica, mas infelizmente para nós o jogo foi adiado. Pudemos assistir ao jogo de sexta-feira entre o CDUL e o Técnico. Foi de facto um jogo muito bom de Rugby, muito equilibrado entre duas boas equipas, com muita intensidade e velocidade dos dois lados. Gostei muito do que vi. Assistimos também ao Agronomia x Direito no sábado, onde houve igualmente um enorme compromisso da parte dos jogadores, tal como no jogo da véspera. Foi um jogo bastante interessante, deu para ver que os jogadores estão cada vez mais evoluídos em todos os aspetos.

 

- Continua confiante na qualificação para o Mundial de 2023 ?

 

Sim claro. Só temos de acabar nos dois primeiros lugares do grupo de qualificação, e temos todas as condições para sermos competitivos e terminar, pelo menos, no segundo lugar do grupo. Esta é apenas a segunda vez que Portugal está de volta a esta fase de qualificação do Torneio das 6 Nações B, o que é muito positivo e desafiante para nós. Estamos a descobrir cada vez mais novos jogadores com potencial, tais como os jogadores franceses que estão agora a jogar connosco. Temos também vários jovens jogadores com muito talento, o que mostra que a nossa equipa tem uma enorme margem progressão para evoluir. Tenho mesmo muita confiança nas capacidades dos meus jogadores.

 

notícias

PUBLICAÇÃO DO BOLETIM INFORMATIVO Nº 21

2021-01-22

Consulta

PARAGEM DAS DIVISÕES DE HONRA

2021-01-21

Comunicado da Direção

Loja oficial

Federação Portuguesa de Rugby