PORTUGAL RUGBY - COMUNICADO da Direção

MENU

COMUNICADO da Direção

Março 20, 2021

Período excecional de inscrições e transferências de Jogadores

Comunicado

 
Considerando que:

  1. A situação de pandemia tem afetado de modo transversal todas as competições da FPR e as Equipas que as disputam;
  2. Em consequência, são várias as Equipas e os Clubes que têm manifestado a sua preocupação junto da FPR, temendo pela composição e suficiência dos seus plantéis, nomeadamente quanto ao número mínimo de jogadores estabelecido para determinadas posições;
  3. Está, por outro lado, já a ocorrer a primeira fase de desconfinamento da sociedade portuguesa, sendo previsível para breve a retoma na atividade e na competição desportivas em geral;
  4. Os prazos fechados e relativos aos períodos de inscrição de Jogadores pelas Equipas que disputam as competições, nomeadamente o de Inverno no CNDH - que decorreu entre 01 de Janeiro e 5 de Fevereiro - mostrou-se claramente insuficiente, mesmo com pontual prorrogação, para suprir as necessidades dos Clubes e Equipas, até pelas evidentes dificuldades em cativar e contratar ou mesmo manter jogadores.
  5. Por outro lado, muitas competições internas organizadas por outras Federações (nomeadamente em França) foram, também, ou suspensas ou já dadas por terminadas, com evidentes reflexos nos Jogadores que integram as Seleções Nacionais, que assim estão sem competir ao nível de Clubes, o que prejudica manifestamente a sua forma e as condições em que chegam às Seleções.
  6. Assim, entende-se que para defesa do Rugby e das equipas e Clubes que disputam as várias competições, é essencial aprovar-se, a título excecional e atento o estabelecido no Decreto-Lei n.º 18-A/2020, de 23 de Janeiro, e na legislação subsequente, um período excecional de inscrição de Jogadores, até ao dia 31 de Março de 2021, incluindo transferências nacionais e internacionais.
  7. No entanto, também se entende que este período excecional de inscrição e transferência de jogadores apenas deverá abranger jogadores de nacionalidade portuguesa, comunitária ou equiparada, por forma a garantir retorno desportivo e competitivo às Seleções Nacionais.


É aprovado um período excecional de inscrições e transferências de Jogadores nas várias competições organizadas pela FPR, período esse a decorrer entre os dias 19 e 31 de Março de 2021, sendo-lhe aplicável, com as necessárias adaptações, todo o demais previsto nos Regulamentos aplicáveis. Este período excecional de inscrições e transferências de Jogadores está limitado, apenas e exclusivamente, a Jogadores de nacionalidade portuguesa, comunitária ou equiparada.


A Direção

notícias

Resultados dos JOGOS

2021-04-10

10 de Abril

Emirates Invitational Sevens

2021-04-09

Árbitro Paulo Duarte

Loja oficial

Federação Portuguesa de Rugby