PORTUGAL RUGBY - A SEGUNDOS DE UM PONTO DE BÓNUS

MENU

A SEGUNDOS DE UM PONTO DE BÓNUS

Março 06, 2021

Nesta 1ª jornada do Rugby Europe Championship (REC) de apenas dois jogos por falta da definição do apuramento da sexta equipa e que apurará em 2 voltas e directamente as duas equipas melhor classificadas para o Mundial 2023, possibilitando ainda à 3ª classificada a participação no torneio de Repescagem que permite um último acesso ao mundial, Portugal foi derrotado pela Geórgia por 29-16.

 

E foi em cima do último momento de jogo que Portugal perdeu o ponto de bónus que — pela atitude dos jogadores e mesmo apesar da perturbação táctica final de que deram mostras — merecia manter. Porque apesar de tudo, os jogadores bateram-se bem e deram uma muito aceitável demonstração de potencialidades que podem tornar a equipa mais eficaz se a epidemia permitir jogos de bom nível competitivo nos seus campeonatos de origem que lhes proporcionem a necessária aproximação ao nível internacional.

Com este resultado, Portugal perdeu o 20º lugar do Ranking da World Rugby para a Rússia, sendo agora 21º com 61,94 pts. 

 

O início do jogo mostrou, com três notáveis captações aéreas de Rodrigo Marta nos primeiros dez minutos, a determinação que traziam os jogadores portugueses dos balneários. Mas cedo se percebeu que se Portugal caísse na armadilha do jogo de colisão iria ter enormes dificuldades para equilibrar o jogo. 

 

Na primeira parte, aumentando a pressão, os jogadores portugueses obrigaram — o que estava de acordo com o que se conhece da equipa adversária — os georgianos a cometer faltas. E foram seis das quais, infelizmente, Samuel Marques apenas converteu metade das que tentou.

 

Com o resultado desfavorável de 6-10, Portugal, tirando partido do primeiro uso do TMO neste Championship que determinou um cartão amarelo à Geórgia, marcou, numa combinação final de Samuel Marques e Rodrigo Marta de uma boa jogada de linha, um ensaio que lhe deu a vantagem de 13-10 ao intervalo.

 

Na 2ª parte, as dificuldades portuguesas aumentaram e cada vez mais se temia a possibilidade de ter que enfrentar — já tinham permitido dois ensaios na 1ª parte — os temíveis penalti-touches que os georgianos organizam na perfeição. Tendo sido penalizados com novo cartão amarelo de que Portugal não tirou qualquer partido pontual, os georgianos foram bafejados pela decisão do árbitro que atribuiu um cartão amarelo ao capitão português, Tomás Appleton, como castigo por demasiadas faltas cometidas pela sua equipa a prejudicarem as movimentações georgianas. E foi mais um quarto ensaio e de novo num penalti-touche. O jogo aproximava-se do final e Portugal, a perder por 22-16, tinha um ponto de bónus no bolso — igualando assim a Roménia que tinha perdido por 18-13 com a Rússia umas horas antes — e que deixou escapar na última jogada do desafio.

 

Do jogo e de acordo com o seleccionador nacional, Patrice Lagisquet, e do capitão, Tomás Appleton, ficam algumas lições de erros e deficiências que pretendem alterar e melhorar para os próximos jogos.

 

Alinharam e marcaram por Portugal: 1.Geoffrey Moise (16. David Costa), 2.Mike Tadjer (17. Nuno Mascarenhas), 3. Diogo Hasse Ferreira (18. Thibault Sousa); 4. Rafael Simões, 5. José Rebelo de Andrade (19. Eric dos Santos); 6. João Granate, 7. José Madeira, 8. Luigi Dias (20. Francisco de Sousa); 9. Samuel Marques, 1T, 3P (21. Théo Entraygues), 10. Jerónimo Portela; 11. Rodrigo Marta, 1E, 12. Tomás Appleton, 13. José Lima, 14. Raffaele Storti, 15. Danny Antunes (23. Nuno Sousa Guedes).

 

Estava ainda convocado Jorge Abecassis que não chegou a entrar no jogo.

 

CLASSIFICAÇÃO - REC 2021


O próximo jogo de Portugal realiza-se, no mesmo campo do CAR Rugby do CDN do Jamor, no próximo sábado 13 de Março às 13h e com a Roménia.

 

notícias

Resultados dos JOGOS

2021-04-10

10 de Abril

Emirates Invitational Sevens

2021-04-09

Árbitro Paulo Duarte

Loja oficial

Federação Portuguesa de Rugby