Reunião do Departamento de Desenvolvimento e Formação

Reunião do Departamento de Desenvolvimento e Formação

Realizou-se em Coimbra uma reunião do Departamento de Desenvolvimento e Formação da Federação Portuguesa de Rugby, onde foi efectuado um balanço da primeira fase da presente época desportiva nas áreas do rugby juvenil e escolar, tendo ainda sido feita uma análise da evolução dos clubes.
Do programa da reunião, constava a definição de objectivos no rugby juvenil (sub-8 a sub-14), o lançamento da campanha “Já és federado?”, a preparação do sistema de acreditação dos clubes, a avaliação do Programa do Rugby Escolar/Projecto Tag Rugby, a análise dos convívios (sub-8 a sub-12) e dos torneios (sub-14) realizados e, por último, os estágios regionais realizados em Dezembro (sub-14 e sub-16), assim como a preparação dos estágios do Carnaval.
Segundo Henrique Garcia, responsável do Departamento, a reunião serviu para “fazer um balanço da primeira fase da presente época desportiva nas áreas do rugby juvenil e escolar”, mas também para analisar a “evolução dos clubes”.
“De uma forma muito geral, podemos dizer que os indicadores demográficos indiciam um ligeiro crescimento relativamente a igual período da época passada, registou-se uma maior actividade no número de equipas/clubes participantes nos convívios e torneios de rugby juvenil, cresceu o número de escolas envolvidas no rugby escolar e verificou-se também um forte envolvimento dos diferentes agentes desportivos nos cursos de formação”, revela o técnico.
Henrique Garcia salienta que “os clubes são os motores deste desenvolvimento”, pelo que a Federação Portuguesa de Rugby pretende reforçar o seu papel “na estratégia de desenvolvimento regional e nacional”. “Nesse sentido serão apresentados muito brevemente aos clubes mecanismos de análise da performance desportiva e também um sistema de acreditação, com o objectivo de capacitar e fortalecer cada vez mais os nossos clubes”, concluiu.

img_5824

Leave a Reply