Portugal termina GPS em 8ª posição

Portugal termina GPS em 8ª posição

A Selecção Nacional de Sevens garantiu a participação nas Grand Prix Series 2018 ao classificar-se na 4ª posição no torneio de Exeter, quarta e última etapa das Series, realizado neste fim-de-semana em Inglaterra. O conjunto português terminou o primeiro dia de prova em segundo lugar do seu grupo, e continuou a senda vitoriosa até às meias-finais da CUP.

No primeiro dia de competição, Portugal surpreendeu ao alcançar excelentes triunfos frente à França (17-14) e Bélgica (17-12), perdendo apenas na primeira partida frente à Irlanda (36-7), resultado que não impediu o apuramento para a Cup.

Nos quartos-de-final da Cup, com uma grande exibição, Portugal dominou de início ao fim a Espanha e somou a sua terceira vitória consecutiva (14-21). Vasco Ribeiro e Tiago Fernandes, por duas vezes, marcaram os ensaios da partida, todos convertidos por Jorge Abecassis.

Os Lobos seguiram para as meias-finais da Cup, e não conseguindo levar de vencida a Rússia, foram derrotados na “bola de jogo” por 12-17. Bernardo Seara Cardoso e Duarte Moreira marcaram os ensaios lusos. Portugal terminou o dia na disputa pelo terceiro lugar do torneio, jogo onde reencontrou a seleção Irlandesa e perdeu por 12-33.

Depois de um 12º lugar na terceira etapa do GPS, disputada em Clermont, os Lobos conseguiram melhorar a sua prestação e alcançaram a quarta posição em Exeter, o que lhes garantiu a manutenção no GPS do próximo ano, ficando em 8ª posição na classificação geral das series e superando as seleções da Inglaterra (9º), Itália (10º), Bélgica (11º) e Polónia (12º). Por impedimento da descida da Polónia que organiza uma das etapas do GPS, a Bélgica será a seleção despromovida.

Resultados do GPS em Exeter:

Fase de Grupos (Sábado)

Portugal-Irlanda: 7-36

Portugal-França: 17-14

Portugal-Bélgica: 17-12

Finais (Domingo)

Quartos-de-final CUP

Portugal – Espanha: 21-14

Meias-finais Cup

Portugal – Rússia: 12-17

3º/4º lugar

Portugal-Irlanda: 12-33

Classificação final: 1.º Rússia 2.º País de Gales 3.º Irlanda 4.º Portugal 5.º Geórgia 6.º Inglaterra 7.º Alemanha 8.º Portugal 9.º Holanda 10.º Espanha 11.º Suécia 12.º Itália

Foto: www.ppauk.com