Portugal garante permanência no WGPS

Portugal garante permanência no WGPS

A Selecção Nacional de Sevens feminina garantiu a participação no Women’s Grand Prix Series 2018 ao classificar-se na 8ª posição no torneio de Kazan, segunda e última etapa das Series, realizado neste fim-de-semana na Rússia. O conjunto português terminou o primeiro dia de prova em segundo lugar do seu grupo, mas nos quartos-de-final da Cup foi derrotada pela Irlanda (7-49).

No primeiro dia de competição, Portugal surpreendeu ao alcançar excelentes triunfos frente à Espanha (22-10) e Bélgica (12-5), perdendo apenas na primeira partida frente à França (5-26), resultado que não impediu o apuramento para a Cup.

Nos quartos-de-final, a Selecção Portuguesa foi derrotada pelas irlandesas, passando depois a disputar a Taça Plate, onde não conseguiu superar a Polónia: 10-14. Na final da Bowl, que definia o 7º/8º lugar da competição, houve novo duelo coma Bélgica. Mas neste reencontro as belgas acabaram por ganhar, por 5-28.

Depois de um 11º lugar na primeira etapa do WGPS, disputada em França, as Lobas conseguiram melhorar a sua prestação e alcançaram a oitava posição em Kazan, o que lhes garantiu a manutenção no WGPS do próximo ano, ficando em 10ª posição na classificação geral das series e superando as seleções da Holanda (11º) e Suécia (12º) que descem à segunda divisão europeia na próxima época.

Resultados do WGPS em kazan:

Fase de Grupos (Sábado)

Portugal-França: 5-26

Portugal-Espanha: 22-10

Portugal-Bélgica: 12-5

Finais (Domingo)

Quartos-de-final CUP

Portugal – Irlanda: 7- 49

Meias-finais Plate

Portugal – Polónia: 10-14

7/8 lugar

Portugal-Bélgica: 5-28

Classificação final: 1.º Rússia 2.º Inglaterra 3.º Irlanda 4.º França 5.º País de Gales 6.º Polónia 7.º Bélgica 8.º Portugal 9.º Holanda 10.º Espanha 11.º Suécia 12.º Itália