À conversa com os nossos campeões: José Rebelo de Andrade

À conversa com os nossos campeões: José Rebelo de Andrade

Como forma de homenagear os jogadores que venceram o Rugby Europe U20 Championship, a Federação Portuguesa de Rugby foi procurar conhecer melhor os nossos campeões. Hoje falamos com José Rebelo de Andrade, segunda-linha da AEIS Agronomia, de 19 anos.

 

Quando é que começaste a jogar rugby e porquê?

Comecei quando tinha oito anos por incentivo do meu pai. Ele tinha jogado rugby na AEIS Agronomia e foi onde fui parar. Não podia ter sido melhor.

 

Qual foi o teu melhor jogo ou o que mais te marcou?

Houve muitos jogos que me marcaram, tanto pela positiva como pela negativa, mas penso que o que me mais me marcou foi a vitória contra a Espanha, na final do Europeu Sub-20. Foi o primeiro título que ganhei pela Selecção ao lado dos meus amigos e colegas de equipa, e não há-de ser o último. Outro jogo que me marcou muito foi o da Supertaça pela AEIS Agronomia, contra o GD Direito. Foi o meu primeiro grande teste pelos seniores e fomos muito bem-sucedidos.

Foto: João Peleteiro©

Que memórias tens do primeiro jogo que fizeste pelas Selecções Nacionais?

Foi em Valladolid, no Torneio Crossboarder, contra a Holanda no escalão de Sub-17. Lembro-me que entrei a meio da segunda parte.

 

Quais são as características que um jogador na tua posição deve ter?

Um segunda-linha tem que limpar rucks, placar muito e levar a bola para a frente! Para além disso, temos que saltar e tentar ganhar o maior número de bolas possível nos alinhamentos, e nas formações-ordenadas temos um papel muito importante. Para conseguir fazer isto tudo, um segunda-linha tem que ser alto, pesado mas muito móvel, e tem que ter um bom nível de coordenação. Pode-se dizer que tem que ser um atleta completo.

 

Como te preparas para os jogos?

Não tenho nenhum ritual! Apenas ouço música para me concentrar.

Foto: João Peleteiro©

Quais são os teus objectivos no rugby?

Ajudar o meu clube a atingir as metas estabelecidas para esta época e continuar a trabalhar para ser Lobo, objectivo que a maioria dos jogadores portugueses ambicionam alcançar.

Foto: João Peleteiro©

Qual foi o grande trunfo de Portugal para conseguir ganhar o Rugby Europe U20 Championship?

A união e o espírito de nos sacrificarmos uns pelos outros.

 

O que significa para ti ter “Espírito do Lobo”?

“Espírito do lobo” pode-se resumir em três palavras: Disciplina, sacrifício, união. É deixar a camisola num lugar melhor.

Foto: João Peleteiro©

BI

Nome: José Rebelo de Andrade

Data de nascimento: 24/11/1997

 Altura:1.96m

 Peso:105kg

Posição: Segunda-linha

Clubes onde jogou: AEIS Agronomia e Myerscough College

Primeiro jogo pela Selecção: Contra a Holanda, nos Sub-17

Foto: João Peleteiro©